Ambiente favoráveis

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Imagem: Freepik.
  1. Exercícios físicos de forma regular tem o potencial de aumentar o consciência corporal, fortalecer a musculatura, reduzir o medo da queda e aumentar a massa muscular promovendo a proteção óssea.
  2. A Prática de Tai-Chi-Chuan auxilia na recuperação e na proteção do equilíbrio corporal além de promover a consciência corporal evitando traumas por batidas em móveis ou aberturas.
  3. Tomar sol para reposição de vitamina D de forma natural. A vitamina D auxilia o corpo na absorção de cálcio e fósforo, fortalecendo o tecido ósseo. Além disso colabora para o aumento das células de defesa do corpo, auxiliando no combate a possíveis infecções. A suplementação de vitamina D não está indicada aqui sem a avaliação clinica laboratorial sob risco de prejudicar ao invés de beneficiar o indivíduo.
  4. Eliminar fatores de risco do ambiente- vide artigo sobre risco no ambiente; A organização das luzes, mobiliários e o uso de dispositivos pode auxiliar aqui.
  5. Atentar para o uso correto da medicação e os efeitos apresentados pelo uso – se o indivíduo ficar muito sedado pode ser necessário ajuste de dose ou mesmo alterar a medicação usada ou o horário de tomar o remédio.
  6. Usar sapatos com anti- derrapantes e roupas confortáveis. Apesar de simples não é incomum perceber senhoras idosas usando sapatos pouco confortáveis ou escorregadios na vida diária. O uso de sapatos adequados e confortáveis não só previne quedas como protege o pé da pessoa portadora de diabéticas contra lesões. Atenção – sapatos frouxos não são necessariamente os mais seguros.
  7. Indivíduos que utilizam aparelhos contra a surdez precisam mantê-lo sempre ao seu alcance a calibrados. O diagnóstico da perda auditiva e o uso de aparelho para recuperação da função podem auxiliar nas tonturas e evitar quedas.

Leia mais sobre a organização do quarto da pessoa com perda da mobilidade em: http://zipsaude.com.br/2021/07/30/aprenda-a-equipar-o-quarto/

Fonte:
Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Ortopedia e traumatologia. Disponível em: https://www.into.saude.gov.br/lista-dicas-dos-especialistas/186-quedas-e-inflamacoes/272-como-reduzir-quedas-no-idoso. Acesso em: 26 de jun.2021.
USPSTF. Recommendation: Interventions to Prevent Falls in Community-Dwelling Older Adults US Preventive Services Task Force Clinical Review & Education. JAMA. doi:10.1001/jama.2018.3097 Published online April 17, 2018. Disponível em: https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/uspstf/document/RecommendationStatementFinal/falls-prevention-in-older-adults-interventions Acesso em: 27 jun. 2021.